http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"... mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros... (I João 1.7)"











Na vida, via de regra, somos tendenciosos a querer que os outros andem conforme o nosso padrão. Duros, muitas vezes intolerantes com quem pensa diferentemente de nós. Como cristãos, a coisa não é diferente, e agrava-se exatamente porque fomos chamados para ser diferentes. Ser cristão não é o mesmo que ser um mecânico religioso; tanto mecânico no sentido sistemático, robotizando a vida cristã, quanto mecânico na obstinação de consertar os "errados". Ser cristão é coisa bem diferente...

Algumas palavras de Jesus parecem nunca ter saído de Sua boca. Disse que devíamos observar a nossa própria vida, antes de avaliar a de outra pessoa. Disse, aliás, que cada um daria conta ao Pai de si mesmo, ao Pai. Disse que a vida devia ser vivida em humildade, e que o outro, o próximo, devia ser a prioridade. Disse, que se devia preservar prioritariamente a amizade entre os irmãos, em unidade com Ele. Disse ser infinitamente mais recompensador dar do que receber, porque precioso mesmo é merecimento espiritual, não material - terreno. Disse que devíamos imitá-Lo como Exemplo de Servo, pois serviu ao Pai e aos Seus semelhantes - raramente foi servido.

O verdadeiro cristão tem um estranho prazer em servir, sentindo-se nobre, recompensado, jamais humilhado ou depreciado por isso. Não fosse um número ínfimo de seguidores nesses moldes, seria correto afirmar que tudo o que foi dito por Jesus, foi em vão. Ser cristão é coisa bem diferente!

No cristianismo não há questões em aberto, tudo está posto e absolutamente muito bem esclarecido. Assim, pela imagem d'Ele, somente deveria se auto proclamar cristão aquele que já consegue andar outras milhas, dar outras faces e entregar todas as capas (Mateus 5. 39,41). Somente aquele disposto a servir as carências das tantas almas humanas, sedentas e secas almas humanas pelo inexplicável e sobrenatural prazer de se sentir recompensado, vendo o seu próximo melhorado e feliz! Cristão é aquele que se dispõe, pega a sua cruz... E segue a Cristo.