http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e vosso gozo seja completo. (João 15.9,11)"



Cristo está nos alertando para permanecermos no seu amor, na videira verdadeira, pois somente assim o nosso gozo será completo. Em primeiro lugar, é necessário estarmos ligados a Cristo, da mesma maneira como um ramo está ligado à videira e dela recebe toda força para produzir o seu fruto.

O termo "gozo", nesta passagem, é sinônimo de alegria. Mediante esta alegria, somos informados sobre a operação do amor de Deus em nosso íntimo, da habitação do Espírito Santo em nossos corações e da vida piedosa que isso produz em nós; e é a partir desta situação que fluem os frutos espirituais. Esta é a verdadeira fonte de alegria, portanto a alma que está em corretas relações com Deus sente confiança e regozijo íntimo, que não podem ser encontrados de nenhuma outra maneira.

No evangelho, encontramos sempre de novo estes frutos do Espírito, o verdadeiro gozo, a verdadeira alegria, que Cristo inspira aos homens, mediante sua vida e todo exemplo que deixou. É a alegria que desfrutamos quando contemplamos a realidade de Cristo e do que ele fez em nosso favor. É a nossa alegria por causa dos méritos de Cristo também é a alegria sentida pelos cristãos. Bach, expressando este sentimento, escreveu Jesus, alegria dos homens.

Que possamos sempre permanecer no amor de nosso Deus, o qual enviou seu Filho, que deu sua vida em nosso favor. Então podemos ter a certeza de que possuímos o verdadeiro gozo, a verdadeira alegria que provém somente do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.