http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Então disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas... (II Reis 4: 3-5)"

















Este texto conta a história de uma mulher viúva, pobre, endividada e ameaçada. Esta mulher conhecia o profeta Eliseu, pois era a esposa de um dos discípulos dos profetas, e segundo o texto, homem que "temia a Deus". Quando seu esposo morreu, a deixou encrencada, com dívidas e agora, os credores querem seus filhos como escravos. Nada podendo fazer, recorreu ao profeta em busca de solução.

Podemos tirar pontos importantes desse texto para as nossas vidas. Primeiro, os problemas da vida nos trazem desespero e nos roubam a fé. Deus quer te dizer que mesmo que a árvore não floresça nem a videira dê seu fruto, ainda sim Ele pode restaurar sua vida. Deus quer nos restaurar a fé, uma vez perdida , pois o inimigo das nossas almas luta constantemente para nos tirar a fé e isso ele tem conseguido fazer na vida de muitas pessoas. Por causa disso, vemos pessoas sem iniciativa, sem coragem para encarar os dramas da vida, em profunda depressão.

Segundo, Deus quer te devolver os sonhos, a esperança. Na situação daquela mulher, ela não poderia acreditar mais em nada, pois ameaçada, só conseguia ver seus filhos sendo levados à escravidão e à derrota. Mas, ela se lembrou do profeta que poderia orar por ela e Deus a abençoaria. O conselho do profeta foi que ela enchesse as vasilhas de azeite. Encha sua vida de sonhos, de expectativas, de esperança, de fé, de certeza.

Mas, cuidado! Não esqueça de "fechar a porta". Tem alguém querendo roubar seus sonhos. Sonhe compartilhando com Jesus, viva com sua família, vigiando para que ninguém entre no seu lar devastando seus planos. Pode sonhar, acreditar, vai dar certo! A provisão de Deus no texto citado não se limitou apenas na dívida, mas com a venda do azeite a mulher pôde viver do que sobrou. Deus tem o desejo de te abençoar por toda a sua vida e não apenas em um problema, momentaneamente . Deus quer ser pleno em você. Portanto, meu amado irmão, cuide para que ninguém roube a sua fé, a esperança e o amor. Este é o tripé que nos sustenta.


Simone Brasil