http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Falência espiritual


o amorHesitamos ao tomar a iniciativa de aplicar a regra áurea. Sentimo-nos inseguros, acreditando que precisamos esperar até que o mundo inteiro esteja pronto para aplica-la no relacionamento conosco. Mas é exatamente por isso que o mundo inteiro não está pronto para utilizá-la: todos esperam que os outros comecem. É claro que não é seguro fazer aos outros o que queremos que eles nos façam. Perderemos muito, à vista do mundo, se passarmos a amar o próximo como a nós mesmos. É até possível que venhamos a perder a própria vida. Mas, na verdade, foi essa a ordem que recebemos.
Cristo nunca nos ofereceu uma vida em segurança, deixou isso para os políticos. É provável que Caifás prometesse segurança à sociedade. Jesus nos disse que podíamos esperar pobreza, humilhação, perseguição e dor. Disse, ainda, que devíamos considerar-nos abençoados se passássemos por tudo isso. As boas-novas vindas de Nazaré jamais foram notícias tranquilizadoras, de acordo com os padrões do mundo. Notícias tranquilizadoras costumam vir do diabo. O ser humano vem, há muito tempo, tentando extrair o melhor dos dois mundos, adotando o cristianismo como ideal e o materialismo como prática A consequência é que chegamos a uma falência espiritual… (Escrito por Joy Davidman)

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vendo Deus na escuridão


farolPor que será que durante o dia, quando estamos ativos e ocupados, os problemas não parecem tão graves? Mas, quando cai a noite e as luzes se apagam, os temores e as preocupações se avolumam. Talvez seja porque esquecemos que servimos a um Deus que nunca dorme e é soberano sobre todos os afazeres, dia e noite. A soberania de Deus é um tema importante em Daniel (2:19-20). Vemos as múltiplas razões que ele e seus amigos tinham para louvar a Deus, cujo poder e autoridade absoluta sobre as situações os mantinham literalmente de pé à noite.
Você está enfrentando situações o que fazem perder o sono? Durante séculos o povo de Deus experimentou o que é chamado algumas vezes de “noites sombrias da alma”. Console-se com o fato de que Deus usa essas ocasiões de trevas para ensinar-nos lições preciosas que talvez jamais aprendêssemos na luz. Deus deseja compartilhar Seus segredos conosco. “Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas; e a luz habita com Ele” (Dn 2:22).
Um dos maiores erros que podemos cometer é irar-nos com Deus pelo fato dque nos acontece ou deixa de acontecer. “Ai daquele que contende com seu Criador” (Is 45:9). Em lugar disso, permita que Deus use esses momentos sombrios para dar-lhe “os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que Eu Sou o Senhor, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome” (Is 45:3). (Escrito por Stormie Omartian)
Ore: “Senhor, no meio da noite todos os problemas parecem ainda maiores. Nesses momentos sou lembrado de que nunca dormes e que posso achegar-me a Ti e agarrar-me à Tua presença. Peço que enchas minhas trevas com a Tua luz e me dês a paz. Em nome de Jesus, amém!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Na angústia, clame ao Senhor!


mulher_preocupadaApesar da nossa frágil comunhão com Deus, podemos estar certos de que Ele sempre ouve as nossas orações. Os momentos de angústia e dificuldade são oportunidades nas quais podemos nos voltar para Deus e aprender a caminhar no amor e na intimidade com Ele. Deus perdoa a nossa fragilidade e está sempre de braços abertos para nos receber.
Por outro lado, Deus é aquele que abre as portas para nós. Quantas e quantas vezes em nossa vida passamos por momentos em que não conseguimos enxergar a mínima saída ou solução! Este é o momento de nos voltarmos para Deus e pedir ajuda. O apóstolo Paulo foi preso diversas vezes por pregar o evangelho. Na carta aos Colossenses (4:2) ele pediu que os irmãos orassem a Deus pedindo que se lhe abrisse a porta a fim de pregar mais uma vez. Ele estava preso e algemado, com poucas possibilidades de dar o seu testemunho. Jacó pediu que Deus abrisse a porta do relacionamento com o seu irmão Esaú, pois ele não via nenhuma possibilidade humana de que ele e seu irmão viessem a se entender (Gênesis 32:11).
Quando não houver mais saída, quando as suas possibilidades de solução dos problemas já tiverem se esgotado, quando já não houver a mínima esperança, peça e Deus abrirá as portas para você. 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pedir pelos motivos errados?

homem-orando
Como podemos ter certeza de não estar orando por motivos impróprios? Tiago escreve: “Pedis, e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tg 4:3). Que nós jamais insultemos a Deus, dizendo: “Ó Senhor, o marido daquela mulher me parece um tantinho atraente. Tudo bem se eu me sentar a seus pés – na minha imaginação? Não haverá nada físico no nosso relacionamento, Senhor”. Que jamais perguntemos se essa pode ser a vontade de Deus. Sabemos qual é a Sua vontade, pois ele diz: “Sede santos, como Eu sou santo”.
Talvez digamos: “Senhor, olha aquele carro novo, aquela casa nova”, ou “Puxa vida! Olha o guarda-roupa dela, Senhor! Tudo bem se eu ficar com um pouquinho só de ciúmes?” Ora, não fazemos de fato essas perguntas a Deus, mas com frequência racionalizamos os nossos sentimentos e atitudes numa tentativa de justifica-os, não é verdade?
Pode ser que estejamos um pouco sensíveis. Choramingamos e reclamamos: “Senhor, ela me deixa irritada. Olha o que ela fez. Eu realmente não gosto muito dela. Será que é essa a Tua vontade, Senhor?” Não. A Palavra de Deus diz: “O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço nem melindroso” (1 Co 13:5, A Bíblia Viva). Assim, uma das maneiras garantidas de pedir com os motivos certos é conhecer a Palavra de Deus, a Bíblia. Se Deus chama algo de pecado, não O insulte, questionando-O a respeito.
Não há nada na Palavra de Deus eu seja contrário à vontade de Deus.  Se encontramos o “não” de Deus em Sua Palavra, devemos crer nele, aceita-lo e agir de acordo com ele. (Escrito por Evelyn Christenson)