http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Culto estranho





"Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar
julgará com isso tributar culto a Deus." (João 16:2 ARA)


As vezes eu me pego pensando se este texto se refere a um evento futuro, no qual realmente nossas vidas serão sacrificadas, ou se é uma profecia da inquisição medieval, como alguns autores afirmam. Independente de ser uma ou outra coisa, fica uma lição importante a ser aprendida - nem todo mundo que julga estar servindo a Deus, por sincero que seja, de fato está.


Isso vale por princípio de ensino para todos aqueles que matam os que são hereges aos seus olhos (literalmente o que o texto diz e por isso a associação com a inquisição), mas também vale para todo tipo de ação que contrarie um princípio bíblico em nome de cultuar a Deus. Isso é sério. Se Deus ama a vida e diz "não matarás", matar pessoas por não concordar com elas realmente é bizarro e não pode ser aceito como certo.


Ainda que algumas religiões preguem e ensinem formas diferentes de cultuar a Deus, nós que cremos na Bíblia devemos acima de tudo ser tolerantes e amorosos, para que as pessoas sejam ganhas pelo amor constrangedor do Pai. Podemos e devemos não concordar com qualquer tipo de manifestação de culto que saia dos limites estabelecidos pela Bíblia, mas devemos lembrar que temos o mesmo direito de todos os demais. Mas daí a extrapolar é exagero. Não temos o direito de chutar, queimar ou derrubar - nem física nem verbalmente.


Sempre que agirmos ou abrirmo nossa boca para falar mal do que os outros pensam ser culto a Deus, perdemos tempo deixando de prestar o NOSSO culto. Culto é adoração e serviço em sujeição, de modo que não tem espaço para nada que não edifica. E se ao invés de criticar e fazer polêmica, orássemos? E se fossemos servir a estes que consideramos errados?


Eu tenho certeza que seria muito mais culto do que qualquer outra coisa. Pense nisso.

"Pai, ensina-me não apenas a ser sincero diante de Ti, como também e principalmente a ser servo daqueles que pensam te cultuar."