http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por JESUS CRISTO, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Efésios 3.20,21)"

Dos versículos acima podemos concluir que a misericórdia de Deus é tão grande que transcende o nosso entendimento, Ele pode nos dar muito mais daquilo que precisamos.

Vejamos o exemplo de Salomão, que teve a oportunidade de receber de Deus o que quisesse, então pediu ao Pai sabedoria para governar o povo de Deus, o Pai ficou comovido com a humildade de Salomão em satisfazer mais o coração de Deus que o seu próprio interesse, exclusivamente, por isso, Salomão foi recompensado com muitas riquezas além da sabedoria esperada, sem falar do que Deus fez na vida de José, de escravo passou a ser governador do Egito, na vida de Abraão, cuja mulher era estéril, mas foi pai de uma grande nação e o que dizer de Moisés, Davi, Maria, mãe de Jesus e tantos outros que nunca imaginaram receber de Deus os favores que Ele lhes deu. Assim deve ser o nosso coração: humilde diante de Deus, ter a fé de que Ele é poderoso para executar até mais do que pedimos ou do que passa em nossas mentes, que as nossas petições sejam em tudo agradáveis ao Seu coração e certamente Ele suprirá todas as nossas necessidades em Cristo Jesus (Filipenses 4:19) e muito mais!

Luciana Viana

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus. (Mateus 5:10)"




FELIZES OS QUE SOFREM

Sofrimento, dor, tristeza, mágoa. Quanta coisa poderíamos dizer sobre esses sentimentos que são tão comuns na vida e na experiência de cada um de nós! No entanto, vamos nos deter a considerar unicamente sobre os sentimentos de que somos possuídos quando seguimos a Jesus, e os reflexos que nos advêm quando decidimos ser obedientes a Ele e à Palavra de Deus.

Essa questão não é nada fácil. Por vezes temos que nos posicionar contra as correntes comuns de práticas erradas, mas que todos acham normal. Estou pensando em coisas como aulas aos sábados, bebidas alcoólicas, novelas e filmes com tramas amorosas, traição e exploração do sexo.

Vamos focalizar nossa atenção num valoroso e fiel cristão. Ele decidiu nortear sua consciência pela Palavra de Deus. Jesus é o seu companheiro constante. É verdade que ele teve problemas no trabalho, na escola, com os colegas e amigos, mas tem a consciência tranqüila e feliz. Ele é um bem-aventurado.

A luta entre o reino de Deus, representado por Jesus e Seus seguidores, e o reino deste mundo, representado pelo inimigo de Jesus e seus adeptos, continuará até o fim dos tempos. Cada um de nós está sendo convidado a se posicionar de um dos lados. Esse conflito vai continuar até que "o reino do mundo se [torne] de nosso Senhor e do seu Cristo". Apoc. 11:15. Assim, vamos nos colocar, destemidamente, ao lado de Jesus. Vamos manter nossa consciência sempre aferida pelo "assim diz o Senhor" e não pelo "eu acho" ou o que os outros dizem ou fazem. Com Jesus seremos vencedores.

Rodolpho Gorski, Pr.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BOM FINAL DE SEMANA

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6.34)"



A fé cristã é realista. Não esconde as vicissitudes da existência, nem mascara as mazelas que, admitindo ou não, enfrentamos momento após momento! Alguns há que, é verdade, preferem uma fé que lhes rouba o contato com a realidade. Há uma palavra cunhada para expressar esta realidade: alienação. Negar a realidade, contudo, não a altera. Pode até ser que a negação repetida leve a um estado de condicionamento mental capaz de tornar o verdadeiro em falso e o falso em verdadeiro, mas mesmo assim o que se nega não deixa de existir...

Em geral as religiões, quer sejam animistas ou não, politeístas ou não, negam o sofrimento espiritualizando-o. O cristianismo, por sua vez, trata do sofrimento com uma realidade ímpar, ao considerá-lo um fator inerente à existência. Jesus disse aos Seus discípulos que o sofrimento ser-lhes-ia uma experiência concreta "a cada dia": "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6.34).

Particularmente pensamos que os cristãos modernos não sabem lidar com o sofrimento. Tal fato se deve ao distanciamento do ensino de Jesus e a absorção de conceitos kármicos e fatalistas, bem como o dualismo que geralmente se faz entre corpo/carne (concebido como mal), e alma/espírito (concebido como bom). Se o corpo é mau, tudo que o corpo sofre é símile: prazer, dor, cansaço, etc. Quão distante tais conceitos estão do cristianismo bíblico!

Por assimilarem tais conceitos, as pessoas se frustram com Deus quando se vêem vitimadas pelo sofrimento. Mas a verdade é que não há como fugir da experiência universal do sofrimento! Como bem escreveu o rabino Kushner: "Todos somos irmãos e irmãs no sofrimento. Ninguém chega até nós de uma casa que nunca conheceu a tristeza".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tudo o que tiver de fazer, faça o melhor que puder. (Eclesiastes 9.10)"

Vivemos num mundo fútil, mergulhados num mar de superficialidades descabidas - decorrência do desinteresse geral, de se fazer o que é certo, fazendo o que se quer, na hora que se quer, da melhor maneira pessoal possível. Parafraseando o apóstolo, este que vos escreve é o pior de todos - e de verdadeiramente bom, só dispõe da Graça, tanto quanto ela o dispõe!

Nós, cristãos, não fomos chamados para assistir, via satélite e em tempo real, a decomposição do mundo, o qual está sob nossa responsabilidade. Ao contrário, fomos chamados sim, para fazermos diferença diante tudo o que passivamente temos assistido. Chamados para sermos sal e luz... e, para a implantação do Reino de Deus entre os homens e as nações. Infelizmente, temos preferido a comodidade e o conforto de construir nosso próprio reino terreno... afinal, "os tempos estão difíceis...".

Assim, preferimos esperar que Jesus volte logo para nos levar para bem longe desse "mundo do diabo", para bem longe da árdua tarefa de salgá-lo, e iluminar os homens. A verdadeira saída e a fonte de esperança repousam adormecidas, há muito anestesiadas em nossos corações, desde o dia que esquecemos, simplesmente, de ser nada mais do que sal e luz.

A Esperança é Cristo Jesus, somente! Mas é preciso disposição para se fazer o que deve ser feito, urgentemente, e da melhor forma possível... ser luz e sal! "Então, a Luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo todos ficarão curados" (Isaías, 58.8)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados. (Efésios 5:1)"




Imitadores de Quem?

Um leão, incapaz pela velhice e enfermidades, de conseguir, pela força, o seu alimento, resolveu usar de um artifício. Retornou à sua cova e, fingindo estar doente, providenciou

que a notícia chegasse a todos. As feras, expressando seus sentimentos, vieram visitá-lo e, uma a uma, foram devoradas.

A raposa, percebendo o desaparecimento das feras, descobriu o truque do leão e, chegando próximo à caverna, mas mantendo uma distância segura, perguntou-lhe como estava. "Eu estou um pouco melhor," respondeu o leão, "mas por que você ficou

aí fora? Entre um pouco para conversar comigo." "Não, obrigada," disse a Raposa. "Eu noto que existem muitas marcas de pés entrando na caverna, mas não vejo nenhuma

marca de pés retornando." A pessoa que busca a sabedoria é advertida pelo infortúnio dos outros. Se insistirmos em seus erros e pecados, igualmente pereceremos!

Muitas vezes, por ingenuidade ou displicência, estamos nos deixando levar por artimanhas astutas cujo propósito é afastar-nos de Deus e conduzir-nos à perdição. Ao tomarmos

certas decisões, sem o cuidado de colocá-las diante do Senhor, poderemos estar caminhando para um fracasso e até uma morte espiritual.

Temos uma tendência de nos espelhar em certas pessoas que julgamos mais "sábias e espirituais". Costumamos seguir seus passos e até imitá-las com o objetivo de, de igual forma, alcançarmos sucesso em nossa vida cristã. Porém, quando estas pessoas não são autênticas e, de repente, vêem cair suas máscaras deixando à mostra suas verdadeiras

personalidades, acabamos acompanhando-as em suas quedas.

Sejamos imitadores de Cristo e não correremos o risco de derrotas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:18)"


Folhas Novas Em Cada Primavera

Um velho carvalho disse em um determinado outono: "Eu estou plenamente satisfeito com as minhas folhas deste ano e não permitirei que elas caiam por terra; eu as manterei junto a mim." Como resultado de sua decisão, o vento norte soprou e o deixou enfraquecido mas ele permaneceu agarrado às folhas do último verão. Com uma péssima aparência ele passou todo o inverno com o vento sussurrando por entre suas folhas secas e mortas.

O mesmo tem acontecido com muitos cristãos. Conformam-se com uma pequena experiência do passado, agarram-se a ela por toda a vida e jamais se preparam para receber as novas bênçãos que Deus quer derramar diariamente sobre suas vidas, dando-lhes condições para que cresçam na Sua graça e conhecimento.

Temos estado satisfeitos com a nossa vida diante de Deus? Temos sentido que verdadeiramente estamos desfrutando da vida abundante que Ele nos prometeu? Podemos dizer aos nossos amigos e parentes que a presença de Cristo tem nos fortalecido a cada dia e que sentimos que mais e mais estamos crescendo espiritualmente? Ou será que ficamos estagnados no tempo, vivendo da nossa experiência de salvação e mais nada?

Se a sua vida espiritual tem sido como aquele carvalho, agarrada a umas poucas experiências de um passado distante, amareladas e já secas pelos anos, abra o coração para Deus e deixe essas folhas caírem por terra. Só assim o Senhor poderá renovar sua folhagem, fazendo com que o outono de seu conformismo dê lugar a uma primavera de novos rumos, alegria plena e bênçãos sem medida.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos. (Isaías 64:8)"
























O ESCOLHIDO NAS MÃOS DE DEUS

Quando Deus quer preparar alguém, dar-lhe a habilidade necessária para um propósito e torná-la vibrante no buscá-lo; quando Deus quer moldar uma pessoa para que suas atitudes sejam sempre nobres, quando Ele anela de todo o coração transformar o homem de tal forma que o mundo ao seu redor se espante, então utiliza métodos próprios e Sua maneira de agir é extremamente dura no aperfeiçoamento daqueles a quem escolhe. Como um escultor que martela a pedra dura, o Senhor o fere, sopra os resíduos inúteis, fazendo-o, como ao barro, tomar formas que só Ele entende.

Este sente-se envergar sem quebrar, seu coração chora e lamenta, suas mãos se estendem como a pedir socorro, mas logo verifica que o trabalho de Deus em sua vida o faz experimentar coisas grandiosas e sua vida tem o brilho do esplendor do Senhor.

Há momentos em que a única coisa que conseguimos dizer é: "ó Deus, está doendo!" Sentimo-nos imprensados, parece que o teto desabou sobre nossas cabeças. Perdemos o fôlego e o alívio não chega! Queremos gritar e não temos forças, queremos chorar e falta-nos lágrimas.

E quando julgamos que nossa saída é a morte, Deus completa a Sua obra e nos mostra que estamos prontos para viver e viver a plenitude das Suas bênçãos e da felicidade!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e vosso gozo seja completo. (João 15.9,11)"



Cristo está nos alertando para permanecermos no seu amor, na videira verdadeira, pois somente assim o nosso gozo será completo. Em primeiro lugar, é necessário estarmos ligados a Cristo, da mesma maneira como um ramo está ligado à videira e dela recebe toda força para produzir o seu fruto.

O termo "gozo", nesta passagem, é sinônimo de alegria. Mediante esta alegria, somos informados sobre a operação do amor de Deus em nosso íntimo, da habitação do Espírito Santo em nossos corações e da vida piedosa que isso produz em nós; e é a partir desta situação que fluem os frutos espirituais. Esta é a verdadeira fonte de alegria, portanto a alma que está em corretas relações com Deus sente confiança e regozijo íntimo, que não podem ser encontrados de nenhuma outra maneira.

No evangelho, encontramos sempre de novo estes frutos do Espírito, o verdadeiro gozo, a verdadeira alegria, que Cristo inspira aos homens, mediante sua vida e todo exemplo que deixou. É a alegria que desfrutamos quando contemplamos a realidade de Cristo e do que ele fez em nosso favor. É a nossa alegria por causa dos méritos de Cristo também é a alegria sentida pelos cristãos. Bach, expressando este sentimento, escreveu Jesus, alegria dos homens.

Que possamos sempre permanecer no amor de nosso Deus, o qual enviou seu Filho, que deu sua vida em nosso favor. Então podemos ter a certeza de que possuímos o verdadeiro gozo, a verdadeira alegria que provém somente do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.