http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12)"

LUZ

Edward Gibbon, que escreveu o livro "História do Império Romano", que fazia questão de declarar que não era amigo dos cristãos, morreu em 1794. As últimas palavras registradas de seus lábios foram: "Tudo é escuro e duvidoso".

Ao receber a Cristo no coração, o pecador deixa para traz a morte espiritual e passa a gozar da dádiva da vida eterna. Recebe um poder divino, de Cristo, que permite que ele vença o pecado e não mais seja vencido por ele. E, finalmente, deixa um lugar de escuridão e condenação e passa a viver em um local de luz e bênçãos em Cristo. Quando andamos com uma luz em nossa retaguarda, temos a sombra em nossa frente. Porém, ao caminharmos com a luz à nossa frente, a sombra fica para trás. Assim é com aquele que não tem Cristo como seu Senhor. Antes de arrepender-se e crer no Salvador, ele anda com a sombra do julgamento divino sempre diante de si; mas depois de voltar-se para Deus,através do Salvador, o Julgamento fica para trás, e ele anda conforme Provérbios 4 :18: "A vereda dos justos é como a luz resplandecente que vai adiante e alumia até o dia perfeito".

Será que sua vida lhe tem parecido sombria? A incerteza e a dúvida tem contribuído para sentir-se assim? Deixe que a luz da verdade, Cristo, ilumine seus dias até que, afinal, você se encontre com o Sol da Justiça e desfrute de todo o seu resplendor!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra... (Daniel 6:27)"

SINAIS E MARAVILHAS

Alguns anos atrás um rico empreendedor estava planejando construir uma ponte no Mar da Galiléia. O que torna esse projeto sem igual é que a ponte não seria construída acima das águas e sim embaixo delas. Com cerca de cinco centímetros abaixo da superfície, a ponte flutuante permitiria que peregrinos e turistas pudessem caminhar na água da mesma forma que Jesus o fez. Quem sabe o próximo projeto seja construir um balão de ar quente, sobre o Monte das Oliveiras, para que os turistas possam imitar a ascensão de Cristo aos céus. O que os construtores de ponte não entendem é que o Evangelho não tem o propósito de mostrar um Jesus querendo impressionar com a habilidade de caminhar sobre as águas. Seu objetivo é mostrar Jesus superando todos os obstáculos para alcançar os perdidos e aqueles que necessitam dele.

Tantos foram os sinais e maravilhas operados por Jesus em seu ministério terrestre que acabamos achando que "um culto sem grandes prodígios" não é um culto abençoado e que um testemunho sem grandes milagres não tem a mesma importância daquele que mostra uma operação sobrenatural do Senhor.

Precisamos entender que Jesus Cristo veio ao mundo para buscar o perdido e aproximar o homem novamente do Pai. Sua morte na cruz em nosso lugar, comprando com Seu sangue o preço de nosso pecado foi o maior dos milagres. Sabemos que Deus é poderoso para curar, libertar, transformar vidas e operar grandes maravilhas, mas sabemos também que há tempo para tudo e, muitas vezes, um grande sinal é verificado em momentos de silêncio e quietude.

Cristo, nosso Salvador, dentro de nossos corações. Essa é a maior bênção!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"... mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros... (I João 1.7)"











Na vida, via de regra, somos tendenciosos a querer que os outros andem conforme o nosso padrão. Duros, muitas vezes intolerantes com quem pensa diferentemente de nós. Como cristãos, a coisa não é diferente, e agrava-se exatamente porque fomos chamados para ser diferentes. Ser cristão não é o mesmo que ser um mecânico religioso; tanto mecânico no sentido sistemático, robotizando a vida cristã, quanto mecânico na obstinação de consertar os "errados". Ser cristão é coisa bem diferente...

Algumas palavras de Jesus parecem nunca ter saído de Sua boca. Disse que devíamos observar a nossa própria vida, antes de avaliar a de outra pessoa. Disse, aliás, que cada um daria conta ao Pai de si mesmo, ao Pai. Disse que a vida devia ser vivida em humildade, e que o outro, o próximo, devia ser a prioridade. Disse, que se devia preservar prioritariamente a amizade entre os irmãos, em unidade com Ele. Disse ser infinitamente mais recompensador dar do que receber, porque precioso mesmo é merecimento espiritual, não material - terreno. Disse que devíamos imitá-Lo como Exemplo de Servo, pois serviu ao Pai e aos Seus semelhantes - raramente foi servido.

O verdadeiro cristão tem um estranho prazer em servir, sentindo-se nobre, recompensado, jamais humilhado ou depreciado por isso. Não fosse um número ínfimo de seguidores nesses moldes, seria correto afirmar que tudo o que foi dito por Jesus, foi em vão. Ser cristão é coisa bem diferente!

No cristianismo não há questões em aberto, tudo está posto e absolutamente muito bem esclarecido. Assim, pela imagem d'Ele, somente deveria se auto proclamar cristão aquele que já consegue andar outras milhas, dar outras faces e entregar todas as capas (Mateus 5. 39,41). Somente aquele disposto a servir as carências das tantas almas humanas, sedentas e secas almas humanas pelo inexplicável e sobrenatural prazer de se sentir recompensado, vendo o seu próximo melhorado e feliz! Cristão é aquele que se dispõe, pega a sua cruz... E segue a Cristo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Ó Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. (Salmos 84:12)"







CONFIANÇA EM DEUS

Uma jovem, vendedora de leite, conhecida como uma "pregadora avivalista", foi questionada por um pensador, certa manhã, se acreditava, verdadeiramente, que Moisés havia escrito um relato sobre sua própria morte. Sem comentar o fato, respondeu: "Facilmente, se foi Deus quem o disse!".

A questão primordial para o sucesso de nossa vida e de nossos planos está em "o que ou em quem estamos depositando a nossa confiança". Uns confiam em horóscopo, outros em videntes, outros em religiões e seus líderes, e há os que crêem em tudo e ao mesmo tempo não crêem em nada!

Se edificarmos nossa vida espiritual na confiança em Deus, cresceremos nele pela fé. E com o alicerce sólido e o material adquirido nas experiências que a fé nos dará, seremos capazes de suportar as adversidades que certamente encontraremos pelo caminho e mantermo-nos inabaláveis em toda e qualquer situação.

Feliz daquele que tem um coração disposto a receber a Palavra de Deus e guardá-la para o processo de crescer e desenvolver. Um coração purificado e firme na sua confiança em Deus tem a certeza da vitória.

Em que ou em quem você tem confiado quando alimenta seus sonhos pessoais, ou projeta seu futuro ou considera sobre a eternidade?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens. (João 10:9



A Porta da Vida Abundante

Certo estudioso das Sagradas Escrituras, do século XIX, em visita à Terra Santa, deparou-se, em certo momento, com um pastor e suas ovelhas. Começaram a conversar sobre o trabalho de pastorear ovelhas e o homem mostrou-lhe o aprisco para onde as ovelhas eram levadas à noite. Consistia de quatro paredes com uma entrada. O estudioso perguntou ao pastor: "É para este lugar que as ovelhas vão todas as noites?" "Sim," disse o pastor, "e lá elas estão perfeitamente seguras." "Mas não existe nenhuma porta," disse o visitante. "Eu sou a porta," completou o pastor. Ele não era um homem Cristão e não estava falando na linguagem do Novo Testamento. Ele estava falando do ponto de vista do pastor árabe. O estudioso fez ainda outra pergunta: "O que você quer dizer com eu sou a porta?" "Quando escurece e as ovelhas estão do lado de dentro, " disse o pastor, "eu deito exatamente naquele espaço aberto e nenhuma ovelha consegue sair a não ser por cima de mim e nenhum lobo consegue entrar a não ser que cruze o meu corpo. Eu sou a porta."

Existem, em nossa existência, muitas portas por onde passamos e construímos a história de nossas vidas. Todos almejam encontrar uma porta aberta para um bom estudo, para um emprego estável e promissor, para o sucesso na vida financeira, para um casamento que lhes garanta a felicidade e muitas outras.

Mas a porta mais importante que podemos atravessar é a porta da salvação. Jesus Cristo é essa Porta e quando entramos por ela encontramos vida e vida com abundância. A experiência de um encontro com o Senhor abre para nós todas as outras portas. O amor que recebemos de Deus e a fé que norteará cada um de nossos passos nos encherá de confiança e poderemos descansar tranquilos. Jesus Cristo, a Porta da vida abundante, nos protegerá contra as ciladas do mal e encherá nossos corações de paz mesmo que os perigos estejam ao nosso redor.

Entre por essa porta e sua vida mudará completamente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois, zeloso, e arrepende-te. (Ap 3:19)"

O zelo de Jesus por nós às vezes redunda correção e repreensão, pois sabemos que as obras da carne nos levam à perdição e Ele tem o cuidado de nos corrigir para não nos perdermos. A repreensão de Deus nos traz um pouco de tristeza, porque nos revela as nossas fraquezas e o quanto queremos viver sem a influência do Senhor, isto é, sem sua interferência. Mas essa tristeza é temporária, porque ao mesmo tempo sentimos o perdão do Senhor. É uma sensação de desapontamento e decepção, mas o Senhor nos cura dessa tristeza e nos faz vencedor.

Em Hebreus 12: 6,10,11 fala que Deus nos corrige, primeiramente porque nos ama e porque nos ama, somos filhos. Como Pai, Ele se vê no direito de nos dar uns "puxões de orelha", porque existe uma relação de liberdade entre nós e Deus. No final do verso 10, está explícito o propósito da Sua repreensão: "Para sermos participantes da sua santidade", pois sem esta "não veremos a Deus". No verso 11 fala que, apesar da momentânea tristeza que isso nos produz frutos de justiça. Mesmo tristes e quebrados, os versos 12 e 13 do mesmo capítulo nos exorta a continuarmos a nossa caminhada, porque Deus nos sarará.

Leia também 2 Samuel de 1 a 15 e veja como Deus repreendeu a Davi no seu erro, e depois o sarou do seu pecado. Glorie-se na disciplina do Senhor, querido irmão!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor. (Lucas 11:36)"



NEM FRIO E NEM ESCURIDÃO

Uma jovem mulher, orgulhosa e altiva, estava enfrentando a morte. Ela gastou toda a sua vida com prazeres, diversões e pecado, sem se importar um instante sequer com Jesus. Imersa em profundas trevas, chamou por seu pai e lhe perguntou: "Papai, você não vai comigo? Está tudo tão escuro e frio." O pai lhe respondeu: "Filha, eu não posso ir com você." Novamente ela falou: "É escuro e frio." E foram suas últimas palavras. Sim, será escuro e frio se nós chegarmos ao fim de nossas vidas sem Cristo. O mundo nos oferece os baralhos, as festas, as bebidas, os cigarros e muitas coisas que parecem tornar-nos alegres, mas quando deixarmos esta vida a única coisa que precisaremos é de Cristo. Será muito escuro se não o tivermos conosco.

Gastamos todo nosso viver em busca de satisfação e prazer neste mundo. "Eu quero é me divertir," dizemos, "e o resto não tem qualquer importância!" E se ouvimos alguém falar de Deus e da eternidade, logo argumentamos: "Quando estiver perto da morte eu pensarei nisso." E se não tivermos tempo de pensar?

Talvez você esteja meditando: "Será que eu tenho que viver com medo de morrer?" Claro que não! Só pensa na morte aquele que não pensa na vida!

O grande segredo para não temer a morte é viver a vida abundante que Deus nos concede em Cristo. Quando a entregamos ao Senhor Jesus, Ele a ilumina e aquece com Seu Espírito e, tanto em nossa caminhada neste mundo como na eternidade, jamais haverá frio ou escuridão!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"... chamei-o, e não me respondeu. (Ct 5.6)"

Sabemos que quando Deus dá a alguém uma grande fé, ele a prova por meio de longas esperas. Muitas vezes, ele tem deixado servos seus a ouvirem o eco da própria voz, como se ela estivesse batendo num céu de bronze. Eles batem na porta de ouro, mas ela permanece imóvel, como se estivesse emperrada. Como Jeremias, eles oram: De nuvens te encobriste para que não passe a nossa oração. Assim, os verdadeiros santos têm continuado em longa e paciente espera, sem receber a resposta; não porque suas orações não sejam veementes ou não sejam aceitas, mas porque assim aprouve àquele que é soberano e que concede sua graça conforme lhe parece bem. Se ele acha que convém exercitar a nossa paciência, ele fará como quer.

Nenhuma oração é perdida. O fôlego despendido em oração nunca foi despendido em vão. Não existe oração não respondida ou não ouvida por Deus, a algumas coisas que consideramos como recusas ou negações são simplesmente demoras.

Às vezes, Cristo demora a vir em nosso auxílio, a fim de provar a nossa fé e avivar as nossas orações. O barco pode estar coberto pelas ondas, e o Mestre, dormindo; mas ele despertará antes que se afunde. Ele está dormindo no barco, mas nunca passa da hora; e com ele não há "tarde demais".

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu. (Salmos 40:8)"


Nem Mais e Nem menos Importantes

O capitão de um navio e seu engenheiro chefe discutiam qual dos dois era mais importante no navio. Tentando provar, um ao outro, a sua opinião, resolveram que deveriam trocar de lugar. O engenheiro chefe foi para a ponte e o capitão para a casa de máquinas. Muitas horas depois, o capitão apareceu repentinamente no convés, todo sujo e coberto de óleo.

"Chefe!" ele gritou, acenando com uma chave inglesa, "você tem que descer até a casa de máquinas. Eu não consigo fazer funcionar os motores." "Claro que não," respondeu o chefe, "nós estamos encalhados!" Em uma equipe, não existem maiores ou menores, todos são importantes e dependem uns dos outros. Grande parte de nossa vida é gasta na expectativa de atingir lugares mais altos. Isso não seria ruim se a motivação, na maioria das vezes, não fosse a comparação com outras pessoas. Queremos provar que somos melhores, que somos mais capazes, que temos mais condições de chegar ao topo que elas. E quando nossos objetivos não são alcançados, a tendência é passarmos a viver cabisbaixos, tristonhos e desiludidos como se estivéssemos, para sempre, condenados ao fracasso.

Precisamos entender que o lugar mais alto e mais nobre para nossas vidas é aquele que Deus escolheu para nós. Ele nunca será menos importante e nem fará de nós inferiores a quem quer que seja. Deus zela por tudo e estabeleceu locais apropriados para cada um de nós. Temos todos um valor maravilhoso nas mãos do Senhor e a felicidade existe para cada um. Fazemos parte de uma grande família -- a família de Deus.

Todos temos responsabilidades e direitos, todos trabalhamos para o mesmo fim, e a vitória só será alcançada se, juntos, quer pareçamos mais ou menos importantes, unirmos nossas forças para que todos os propósitos sejam atingidos. E a alegria verdadeira consiste em fazer a nossa parte com todo ardor e determinação, sabendo que Deus está ao nosso lado para ajudar e no final do percurso para nos dar a bênção.

Não queira estar fora dos planos de Deus, porque pode ter a decepção de haver chegado lá sem que isso lhe faça feliz

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. (Isaías 41:10)"


Deus ministra nossas vidas nesses dias, nas lutas, nos desafios, nas enfermidades, no desemprego, nas dificuldades financeiras e necessidades mil, ensinado sobre o amor do Pai, fé e dependência no Senhor, principalmente nestas horas de incerteza.

Muitas vezes Deus chega no último minuto da última hora, mas Ele nunca se atrasa. Esses momentos na nossa vida são testes de fé, mas o cordeiro está sendo preparado e no tempo certo ele nos é dado. Nossa tarefa é confiar e crer; é chamar à existência coisas que não existem; é lutar no mundo espiritual, porque a nossa luta não é contra sangue ou carne, mas contra as potestades e principados.

O Senhor secará toda a lágrima. Ele fará infinitamente mais do que pedimos, pensamos, cremos e sentimos, para Sua glória. Precisamos crer na vitória, ainda que o processo seja doloroso. A incerteza, o colocar as nossas vidas, os nossos sonhos, tudo o que temos e somos no altar e pedir para que Deus mude os nossos corações e faça a Sua vontade, dói, e dói muito, mas é preciso fazer do jeito de Deus.

A lógica de Deus não é a nossa, às vezes perder é ganhar, morrer é viver, ainda que nenhum dos nossos sonhos se concretize, ainda que literalmente tenhamos que depender de Deus para o pão de cada dia, ainda assim valeria a pena se isso cumprisse um propósito eterno.

Orando pelas necessidades do Corpo de Cristo, pelos doentes, pelas famílias, pelos nossos queridos não-salvos, pelas finanças, pelos negócios, estamos todos juntos e Ele está no controle. O nosso socorro vem do Senhor! Tende bom ânimo! Creiamos que o melhor está por vir, não importa como, não sabemos quando, mas do Seu jeito. Deus está fazendo alguma coisa grande, e Aquele que começou boa obra, é fiel para completá-la. Do Seu jeito.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tudo o que foi escrito é para que a nossa alegria completa. (I Jó. 1: 4)"

















"Tudo o que foi escrito é para que a nossa alegria completa. (I Jó. 1: 4)"


Que coisas foram escritas, às quais João está se referindo no v. 4? Certamente está fazendo menção a tudo o que fora dito sobre a Palavra da Vida, à vida que vem do Verbo de Deus, à presença do Messias aqui na terra de forma encarnada e à porta de entrada que ele abriu para que tivéssemos comunhão com o Seu povo e com a Trindade divina. A alegria dada pelo Senhor Jesus é completa. É uma alegria que foi conquistada para os salvos na cruz do Calvário e dura para sempre. Por isso, em sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo repetiu várias vezes: "Alegrai-vos no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos no Senhor". (Fp 4:4)

A palavra felicidade tem diferentes significados, dependendo da pessoa que a conceitua. Para a geração play-boy a felicidade está no sexo, na realização de um ato que pode durar só alguns minutos. Para pessoas assim, o sexo nunca é demonstração do amor de um homem para com uma mulher e vice-versa. Por isso, a felicidade desse grupo dura pouco. Para a "geração da grife", a felicidade é estar de bem com a vida. É comprar um caro automóvel importado, jantar sempre nos restaurantes mais caros, ser freqüentador de lojas famosas, gastar muito com viagens, etc. Para a geração hippie, a felicidade é não dar ouvidos a ninguém, não obedecer aos pais e aos superiores. Ser feliz para é ser livre das obrigações. Mas toda essa felicidade é passageira, porque tem um limite. Contudo, a felicidade daqueles que andam com Deus é eterna. É decorrente da comunhão que temos com ele, do privilégio de ter o salvador como o Senhor da nossa vida. O salvo é feliz porque tem tranqüilidade diante dos problemas, e pode dormir em paz, com alegria, no Senhor. Esta é a verdadeira felicidade daqueles que andam com Deus, lado a lado. Só em Deus há felicidade verdadeira e permanente.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. (Salmos 126:3)"



CRISTO VOLTARÁ!

O evangelista Rowland Hill, caminhava em um local fora da cidade quando se deparou com três operários que acabavam de ser soterrados por um deslizamento de terra. Imediatamente começou a gritar por socorro, pedindo ajuda para os trabalhadores, de maneira tão intensa que sua voz podia ser ouvida na aldeia próxima, há um quilômetro de distância! Ninguém questionou seu grito de urgência naquela emergência, mas muitos o acusaram de fanático quando, em voz alta, dava aleluias em suas pregações de advertência aos pecadores.

Como é bom sentir o gozo da presença de Jesus em nossos corações. Como faz bem saber que Ele está ao nosso lado, que consola-nos nas horas duras de nossa jornada, que comemora conosco cada etapa vencida, cada sonho realizado, que de nós não se afasta um minuto sequer. Não pode haver maior gozo para nós e não é raro estarmos sorrindo e até mesmo glorificando em voz alta ao nosso Deus!

Muitas vezes somos chamados de fanáticos, de bíblias, de santarrões ou qualquer outro adjetivo parecido com esses, mas não importa, pois, a nossa alegria está firmada no Rei dos reis e Senhor dos senhores, que escreve o nosso nome no Livro dos Céus! Se Cristo e Sua Salvação são tão significativos para você como devem realmente ser, às vezes você será estimulado a exclamar espontaneamente, "Amém! Glória a Deus!"

terça-feira, 8 de setembro de 2009

"(...) deixa de ser incrédulo e torna-te um homem de fé. (João 20: 27)"


ADEUS À INCREDULIDADE
Jesus entrou um dia em sua vida, auxiliou-o a remodelar sua visão do mundo, reordenar seus valores e perceber os fatos de um modo diferente e muito mais profundo. Sua mente e seu espírito encontram satisfação nas páginas do Evangelho. Delas extraem respostas para as suas dúvidas e consolo nas horas de tribulação. Apesar disso, morre de vergonha se alguém o caracteriza como um seguidor de Jesus.
Em assuntos dessa natureza, não tem meio termo.
Há quem creia em Jesus e quem o rejeite; quem reconheça nele o Filho de Deus. Outros consideram-no apenas uma pessoa de bondade excepcional, entre tantas outras que a humanidade produziu. Sequer revelou uma percepção mais acurada do mundo à sua volta, pois se deixou capturar, ser levado a julgamento e acabou sendo executado na cruz.
Se, no seu modo de ver as coisas, esse é o retrato de Jesus, você, sem se dar conta disso, deixou de ser um discípulo dele e permitiu que a chama da fé se extinguisse em seu coração.
Faria muito bem em se achegar bem depressa ao Evangelho. Percorra de novo suas páginas, pedindo a esse mesmo Jesus, que não mais reconhece, a graça de abrir seus olhos e seu coração. Redescubra aquele que o Pai enviou a este mundo, a fim de redimir os seres humanos e torná-los outros tantos filhos seus.
O Senhor recompensará sua busca, fará com sua fé reacender e sua boca proclamar a fé no poder e no infinito amor do Eterno.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Bom Final de Semana


"Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. (João 6:43)"



Cantar e Não Murmurar


Um aleijado foi conduzido até um ônibus lotado em seu horário de maior movimento quando circulava pela cidade em um dia quente de verão.

Um dos passageiros, que viajava sentado, levantou-se e cedeu seu lugar para ele. Um outro passageiro, observando o gesto do homem que deu a cadeira para o aleijado, começou a murmurar: "Eu continuo aqui, cansado, em pé por quase uma hora!" Ouvindo a reclamação daquele passageiro, o homem que caminhava com muletas, respondeu: "Você deveria estar muito feliz por poder se manter em pé".

Muitas vezes sentimo-nos tentados a reclamar, mas é nessa hora que devemos pensar em tudo de bom que tem acontecido conosco e que, certamente, é bem mais do que as coisas ruins. Devemos olhar para o alto e não para baixo, regozijando-nos e não dando espaço para a tristeza. Existe esperança em Cristo em toda a estrada da vida.

Não devemos desistir jamais e nem dar vazão aos maus sentimentos. Jesus pode transformar a água em vinho, mas não pode transformar nossas lamúrias em coisa alguma. Se aceitarmos a orientação do Senhor que nos diz para estarmos contentes com o que temos, pois, promete não nos deixar ou desamparar, certamente seremos muito mais felizes e a murmuração será abolida de nosso cotidiano.

Pratiquemos o hino que diz: "Em vez de murmurares, canta um hino de louvor a Deus".

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. (Salmos 46.5)"











"Jamais será abalada" - que declaração inspiradora. Será que nós, tão facilmente agitados pelas coisas da terra, ainda veremos o dia em que nada poderá abalar a nossa calma? Sim, isto é possível. O apóstolo o conheceu. Quando estava a caminho de Jerusalém, sabendo que o esperavam "cadeias e tribulações", pôde dizer triunfantemente: "Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo." Tudo o que podia ser sacudido, na vida de Paulo, havia sido sacudido, e ele não mais contava por preciosa a sua vida nem nada que possuísse. E nós, se apenas deixarmos que Deus faça conosco o que quiser, podemos provar a mesma coisa, experimentando que nem as pequenas preocupações da vida nem as grandes e pesadas provas podem ter o poder de mover-nos da paz que excede o entendimento. Isto é o que está assegurado na Palavra como a porção dos que aprenderam a descansar só em Deus.

"Ao vencedor, fa-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá." Ser inabalável como uma coluna na casa de nossos Deus é um fim pelo qual de bom grado suportaríamos todas as sacudidas porventura necessárias.

Quando Deus está no meio de um reino ou cidade, ele o faz firme como o monte de Sião, que não se abala. Quando ele está no centro de uma vida, embora as calamidades a cerquem de todos os lados e rujam como as ondas do mar, contudo há uma constante calma no seu interior, uma tal paz, a qual o mundo não pode dar nem tirar.

O que é que leva o homem a ficar agitado como as folhas, a qualquer rajada de perigo, se não que, em vez de estar Deus em seu coração, ali está o mundo?

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aquele que supre a semente ao semeador e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos de sua justiça. (2ª Carta de Paulo aos Coríntios 9:10)"




VIVA COM GENEROSIDADE

Administrar recursos de maneira sensata, fugir de compromissos que ultrapassam sua disponibilidade, contingenciar despesas não absolutamente necessárias, em suma, gastar menos do que se recebe, são atitudes positivas.

Nada têm a ver com a mesquinharia, a insensibilidade face ao sofrimento alheio e o coração sem espaço à caridade, daqueles que levam uma vida fechados sobre si mesmos. Em sua vida, você se esforça para ajustar cada uma das suas atitudes diante dos acontecimentos e na relação com as demais pessoas aos parâmetros da justiça do Senhor. Tem, portanto, perfeita consciência de que não é sua capacidade de prever e prover ou a seriedade de seus critérios no gerir os próprios recursos que lhe garantem a prosperidade e o sucesso nas suas lutas de cada dia. Seu sucesso decorre, apenas e tão somente, da generosidade e do infinito amor do Pai celestial pela sua pessoa.

Não tema, portanto, saciar a fome do faminto, cuidar dos padecimentos do doente, agasalhar o que sofre com frio ou dar de beber a quem tem sede. Os recursos que mobilizar a fim de enfrentar as despesas geradas pelo cuidado em relação ao pobre, o fraco, o abandonado, o doente e o triste, o Pai celestial cuidará de repô-los no momento necessário, devidamente ampliados e multiplicados pela sua bênção.

Confie no Senhor. Dê atenção ao padecer do outro. Viva de maneira generosa - e generosamente o Pai cuidará de você.


Geraldo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Esta fez o que podia... Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. (Marcos 14:8, 9)"









Ela Fez Tudo o Que Podia

O presidente Harry Truman certa vez viajou até a cidade de Tombstone, Arizona, no velho oeste. Pareceu-lhe ver por toda a parte fantasmas de pessoas famosas e notórias - como

Wyatt Earp e Doc Holliday. Quando Truman retornou de Tombstone, entretanto, ele não conversava sobre os heróis legendários. Ao invés ele recordava as palavras gravadas na

lápide de um homem simples enterrado junto a uma colina. Ali podia-se ler: "Aqui descansa Jack Williams. Ele fez tudo o que podia."

É impressionante a capacidade que temos de almejar sempre fazer coisas que não estão ao nosso alcance. Nossos sonhos, geralmente, estão aquém de nossas possibilidades e, quando não os atingimos, temos uma sensação de fracasso que não nos incomodaria se nos conformássemos com aquilo que nos é possível.

Se nossos anseios de conquistas não pretendessem atingir o topo de maneira tão imediata, mas se contentassem em avançar, degrau por degrau, como quem sobe em uma escada, evitaríamos dissabores constantes e as vitórias seriam maiores e contínuas.

Quando trilhamos a estrada da fé devemos compreender que tudo tem seu tempo e que as experiências serão progressivas diante de Deus. Como na construção de um edifício, começamos por baixo, com um alicerce espiritual sólido, na rocha que é Cristo. Aos poucos, os tijolos da adoração, oração, leitura da Palavra e participação ativa na obra do Senhor, começarão a formar um lugar aprazível para a morada do Senhor.

Quando você quer fazer tudo para o Senhor ao mesmo tempo, acabará não fazendo nada. Faça o que pode, o que está ao seu alcance, e o Senhor se alegrará muito com você.


Paulo Barbosa