http://andresantana.files.wordpress.com/2007/05/ternura_joana-moreira.jpg

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Então disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas... (II Reis 4: 3-5)"

















Este texto conta a história de uma mulher viúva, pobre, endividada e ameaçada. Esta mulher conhecia o profeta Eliseu, pois era a esposa de um dos discípulos dos profetas, e segundo o texto, homem que "temia a Deus". Quando seu esposo morreu, a deixou encrencada, com dívidas e agora, os credores querem seus filhos como escravos. Nada podendo fazer, recorreu ao profeta em busca de solução.

Podemos tirar pontos importantes desse texto para as nossas vidas. Primeiro, os problemas da vida nos trazem desespero e nos roubam a fé. Deus quer te dizer que mesmo que a árvore não floresça nem a videira dê seu fruto, ainda sim Ele pode restaurar sua vida. Deus quer nos restaurar a fé, uma vez perdida , pois o inimigo das nossas almas luta constantemente para nos tirar a fé e isso ele tem conseguido fazer na vida de muitas pessoas. Por causa disso, vemos pessoas sem iniciativa, sem coragem para encarar os dramas da vida, em profunda depressão.

Segundo, Deus quer te devolver os sonhos, a esperança. Na situação daquela mulher, ela não poderia acreditar mais em nada, pois ameaçada, só conseguia ver seus filhos sendo levados à escravidão e à derrota. Mas, ela se lembrou do profeta que poderia orar por ela e Deus a abençoaria. O conselho do profeta foi que ela enchesse as vasilhas de azeite. Encha sua vida de sonhos, de expectativas, de esperança, de fé, de certeza.

Mas, cuidado! Não esqueça de "fechar a porta". Tem alguém querendo roubar seus sonhos. Sonhe compartilhando com Jesus, viva com sua família, vigiando para que ninguém entre no seu lar devastando seus planos. Pode sonhar, acreditar, vai dar certo! A provisão de Deus no texto citado não se limitou apenas na dívida, mas com a venda do azeite a mulher pôde viver do que sobrou. Deus tem o desejo de te abençoar por toda a sua vida e não apenas em um problema, momentaneamente . Deus quer ser pleno em você. Portanto, meu amado irmão, cuide para que ninguém roube a sua fé, a esperança e o amor. Este é o tripé que nos sustenta.


Simone Brasil












sexta-feira, 28 de agosto de 2009

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança. (Colossenses 3:23, 24)"










De Coração Para o Senhor

Três homens trabalhavam no projeto de construção de um grande edifício. Aos três foi perguntado a mesma coisa: "O que você está fazendo?" O primeiro disse: "Eu estou misturando argamassa." A resposta do segundo foi: "Eu estou ajudando a levantar essa parede de tijolos." Já o terceiro respondeu com um grande sorriso nos lábios: "Eu estou construindo uma catedral para a glória de Deus."

Nós, como aqueles três homens, podemos trabalhar em uma empresa de construção, em um carro, em um caminhão, em uma estrada, em casa ou em qualquer lugar que seja digno para um homem ou uma mulher. E qual a nossa principal motivação?

A maioria das pessoas trabalha buscando o sustento para suas vidas, atingir o sucesso profissional ou acumular riquezas. Esses motivos, contudo, não devem ser primordiais para o cristão trabalhar. Como o terceiro homem de nossa conhecida ilustração, precisamos estar conscientes de que o que realmente tem valor para a eternidade não é o produto ou serviço em si mas a forma como desempenhamos o nosso trabalho - com toda a fidelidade para a glória e honra do Senhor.

Jesus Cristo está presente em seu trabalho? E qual o lugar que Ele ocupa?

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Assim há de acontecer também a esta geração perversa. (Mateus 12:45)"







"Assim há de acontecer também a esta geração perversa. (Mateus 12:45)"


Jesus disse estas palavras sobre a nação judaica. Entretanto vamos refletir sobre uma aplicação atual.

Haverá uma geração mais perversa do que a nossa? Basta ler as manchetes de um só jornal ou de uma só revista para constatar a situação calamitosa de nossos dias. Assassinatos, roubos, assaltos, pecados sexuais e violência de toda espécie assolam o povo de todos os países do mundo! A ciência tem facilitado o trabalho doméstico, com a invenção de muitos aparelhos elétricos. Tudo é feito com mais rapidez. A mecanização tem possibilitado mais tempo de lazer. Fala-se de uma semana de cinco dias de trabalho, para que haja mais tempo livre. Livre para fazer o quê? O Diabo não tem feriado! Ele aproveita todas as oportunidades para fazer as suas obras. Quanto mais tempo livre houver, maior será o seu espaço para ocupar a mente e maquinar o mal.

Como devemos reagir? Qual é a nossa missão face à perversidade dos dias atuais? É só lamentar a realidade dessa triste situação? É retirar-nos do meio dela para nos abrigarmos num ambiente puro e saudável? Jesus, na sua oração intercessória, rogou ao seu Pai não para que retirasse os seus seguidores do mundo, mas para que os guardasse do Maligno (João 17:14). Ele bem sabia que o Diabo faria tudo para derrubar os filhos de Deus, por isso, Ele está à destra de Deus intercedendo por nós.

Devemos conscientizar-nos da realidade dá presença do Espírito Santo em nossas vidas e reconhecer que o seu poder é maior do que as forças malignas do mal. Outrossim, devemos cooperar com Ele nas lutas contra as insinuações do Diabo. Fortalecidos pelo poder divino, havemos de brilhar como estrelas, dissipando as trevas no espaço que nós habitamos neste mundo!


Paulo Barbosa, Pr.